sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Da Idiotice Humana ou Sobre Laranja Mecânica.

Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, sem dúvida alguma, é um ótimo livro.
Forte, violento, maquiavélico, pessimista e realista, é um livro que exige uma certa reflexão.
Afinal, o debate apresentado sobre o Método Ludovico, uma espécie de lavagem cerebral desenvolvida para transformar delinqüentes em pessoas impolutas, merece maiores considerações.
É a tal coisa: até quando estaremos dispostos a abdicar da nossa liberdade para maior segurança? ou, no caso deste livro, o Estado pode ou não interferir na natureza humana a favor da ciência e da segurança "de todos"?.
Enfim, um método igual a esse, como foi exposto no livro, causaria para a vítima, uma difícil re-inclusão na sociedade, já que a violência é algo corriqueiro em nossas vidas.
Mas o que me deixa de fato emputecidamente... puto, é o fato dos jovens de hoje simplesmente lerem o livro e, ao invés de entenderem ou não entenderem o significado embutido nele, distorcerem o valor nele imposto.
Alguns criam gangues baseadas no livro e promovem um show, ou horrorshow, de vandalismo (isso é comum na minha cidade; São Paulo, SP, Brasil) às noites, como se Laranja Mecânica os obrigasse a isso.
Em 1968, Sharon Tate, atriz estadunidense, grávida na época, foi assassinada por um grupo de fanáticos liderado por Marc Chapman, que culpou o álbum homônimo dos Beatles (lançado no mesmo ano), que o teria induzido ao crime.
É a tal coisa; "Aqui parece reinar la opinión de que 'reflexionar' es cuando una persona pregunta por qué las flores se marchitan." (Rolf-Ulrich Kaiser).

5 comentários:

Marcelo disse...

feliz natal,

Anônimo disse...

É isso aí,
Como você pediu tanto estou comentando,só que não sei se vou ter paciência para fazer isso em todos os posts.
E Laranja Mecânica só serve para estampar camisetas e fazer caras de óculos-como eu-se sentirem cult.
Volta Logo
:*
Feliz Ano Novo

A Outra disse...

feliz 2008
blog de cara nova, passa lá!
;)

Marcelo disse...

ta foda atualizar, ein?

Phernando Faglianostra disse...

Morreu?